sábado, 6 de novembro de 2010

Os três sentidos da palavra História

                                                                    História Ficção

  Histórias criadas pela imaginação são chamadas de Fictícias ou Ficção que muitas vezes inspiram-se no conhecimento de épocas passadas.Ex:romances históricos ou novelas.

                                                              História Conhecimento

  É  a produção de um conhecimento que procura entender como os seres humanos viveram e se organizaram desde o passado até nossos dias.

                                                            História Processo Vivido

  É o cunjunto dos acontecimentos que ocorreram no dia-a-dia  de uma pessoa ou grupos(recordações).

8 comentários:

  1. Agora como poderia relacionar esses sentidos que tem a História com os tipos de fontes estudados pelos historiadores? (fonte escrita/ fonte não escrita/ história oral)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos usar como exemplo dois períodos históricos para responder a sua pergunta: Grécia antiga e Idade média e Renascimento cultural e o período contemporâneo. Veja bem, quando falamos de uma história Fictícia,falamos em um período aonde explicar os passado não estava pautado em fontes escritas ou analises de materiais, estava muito pautada na transmissão de conhecimento via oral, aonde o mito ou a religiões (criado pelos próprios homens) era a unica maneira de se explicar os fatos, perpetuando-se no período da Grécia antiga e por quase toda a idade média, e se caracterizando por ser uma história do cotidiano. Agora quando falamos da história como um material que foi recolhido, analisado e questionado, ai sim temos um história conhecimento, aonde os fatos são mais bem apurados e existem provas para a sua compreensão e verdade. Um grande exemplo que posso citar para você, é o grande trabalho da escola do Annales, que de forma magnifica, analisavam a história de forma crítica e geral.

      Excluir
  2. Nossa ela e bem NERD mais eu tmb sou b3m NERD e gosto de estudar

    ResponderExcluir